Deprecated: iconv_set_encoding(): Use of iconv.internal_encoding is deprecated in /home/radionha/public_html/libraries/joomla/string/string.php on line 28

Deprecated: iconv_set_encoding(): Use of iconv.input_encoding is deprecated in /home/radionha/public_html/libraries/joomla/string/string.php on line 29

Deprecated: iconv_set_encoding(): Use of iconv.output_encoding is deprecated in /home/radionha/public_html/libraries/joomla/string/string.php on line 30
Noticias de 16 de Dezembro
Print

Noticias de 16 de Dezembro

Written by Adalberto Teixeira. Posted in Noticias

 

Estados Unidos

 

Presidente eleito confirmou em comunicado o que os media americanos já vinham a anunciar: que escolheu Rex Tillerson, patrão da petrolífera Exxon Mobil, para secretário de Estado. Ignorando as críticas à proximidade deste com o presidente russo. A carreira de Rex Tillerson é a realização do sonho americano. Através de trabalho árduo, dedicação e negócios inteligentes, Rex subiu nas fileiras da Exxon Mobil até chegar a CEO, numa das maiores e mais respeitadas empresas do mundo", afirmou Donald Trump em comunicado. O presidente eleito dos EUA sublinhou a "tenacidade e profundo entendimento da geopolítica" no homem que escolheu para chefiar a diplomacia americana. O nome de Tillerson já vinha sendo adiantado pelos media americanos, sobretudo depois de o ex-governador e ex-candidato presidencial Mitt Romney ter dito na segunda-feira que estava fora da corrida ao Departamento de Estado. Trump reuniu-se com Tillerson em Nova Iorque no sábado. E na segunda, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, elogiou o CEO da Exxon, que tem laços estreitos com a Rússia, inclusive com o presidente Vladimir Putin.  À frente da petrolífera desde 2006, o texano de 64 anos esteve com Putin "várias vezes", tendo recebido do chefe do Estado russo a Ordem da Amizade, em 2013. 

 

 

 

 

Wang Jianlin, o homem mais rico da China, avisou o Presidente norte-americano eleito, Donald Trump, de que mais de 20.000 postos de trabalho nos Estados Unidos serão colocados em risco, caso "não trate devidamente" o investimento chinês. "Tenho cerca de 10.000 milhões de dólares (9,4 mil milhões de euros) investidos nos EUA e emprego mais de 20.000 pessoas", lembrou este fim de semana o presidente do grupo Wanda Group, durante um fórum. "Se estes empreendimentos não forem devidamente tratados, eles não terão o que comer", disse, segundo uma transcrição colocada no 'site' da empresa. Wang revelou ainda que pediu a Chris Dodd, o presidente da Motion Picture Association of America, associação que representa os principais estúdios de cinema de Hollywood, para entregar essa mensagem a Trump.  Wang respondia a uma questão sobre o aumento do escrutínio por parte de Washington sobre a compra de ativos na indústria do entretenimento norte-americana por firmas chinesas. "Pelo menos na indústria do cinema e da televisão, têm que perceber que os filmes em língua inglesa dependem dos resultados de bilheteira na China para crescerem", disse. Nos últimos anos, grupos chineses têm concretizado negócios mediáticos, adquirindo grandes estúdios de televisão e produtoras de cinema nos EUA.

 

Legisladores norte-americanos apelaram já à Comissão para o Investimento Estrangeiro nos EUA, um grupo que avalia os riscos dos investimentos para a segurança nacional, para que escrutinem aquelas aquisições, inclusive as feitas pelo grupo Wanda.  Em 2012, o grupo Wanda adquiriu a empresa norte-americana AMC Entertainment, proprietária da segunda maior cadeia de cinemas dos EUA. Em janeiro passado, comprou a Legendary Entertainment, produtora de filmes como "Jurassic World" e "Godzilla", por 3.500 milhões de dólares. Este verão, o conglomerado anunciou ainda a compra do grupo britânico de Odeon & UCI Cinemas, presente no mercado português, onde é o segundo maior exibidor, por 1,2 mil milhões de dólares. Wang considerou que a atenção do Congresso dos EUA reflete a crescente influência da sua firma nos Estados Unidos. "Vamos esperar para ver qual é a atitude do senhor Trump para com os investimentos chineses depois de ele assumir o cargo", concluiu.

 

 

 

Um homem de 73 anos que sofria de demência foi morto pela polícia na Califórnia, esta segunda-feira. Francisco Serna estava a poucos metros de casa quando foi baleado por um agente que acreditou que o idoso estava armado. Serna não obedeceu às ordens do polícia quando este lhe ordenou que se imobilizasse e tirasse as mãos dos bolsos. Em resposta, o agente Reagan Selman disparou sete vezes, segundo o LA Times. Veio a descobrir-se depois que o que estava no bolso do reformado, que morreu no local, era um crucifixo e não uma arma. O incidente aconteceu na madrugada de segunda-feira, pouco depois de a polícia ter sido chamada pelos vizinhos de Serna, que davam conta da presença de um homem, alegadamente armado, a circular no bairro.

 

 

 

Responsáveis dos serviços de informação dos Estados Unidos acreditam que o Presidente russo, Vladimir Putin, está pessoalmente envolvido no caso da pirataria informática que marcou as eleições Presidenciais dos Estados Unidos de 08 de novembro. A rede de televisão NBC divulgou que o envolvimento de Putin teria sido motivado por um desejo de vingança contra Hillary Clinton, candidata Presidencial pelo Partido Democrata nas eleições de 08 de novembro. O próprio Putin teria dado instruções sobre como filtrar e utilizar as mensagens roubadas ao Partido Democrata através da pirataria informática, revelou hoje a NBC, citando dois funcionários que teriam conhecimento desta informação. Os responsáveis dizem ter "um alto grau de confiança" nestas conclusões.

 

"Estes absurdos não têm qualquer fundamento", disse hoje o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, sobre estas alegações que teriam sido feitas pelos serviços de informação norte-americanos. A CIA concluiu num relatório secreto, revelado na semana passada pelo jornal Washington Post, que a Rússia realizou ataques informáticos durante a campanha eleitoral com a finalidade específica de ajudar Donald Trump, candidato do Partido Republicano, a ser eleito Presidente e não o de perturbar o desenrolar geral da eleição. O Presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, já rejeitou categoricamente estas alegações.

 

De acordo com a NBC, Putin nunca teria perdoado as declarações de Hillary Clinton, quando esta era ainda chefe da diplomacia norte-americana, que colocavam em causa a integridade das eleições parlamentares na Rússia em 2011. Putin também seria acusado de encorajar os manifestantes a ir para as ruas. Os funcionários dos serviços de informação asseguraram à NBC que Putin teria inicialmente agido por vingança contra a candidata democrata, antes de alargar o seu objetivo, ao procurar mostrar ao mundo as falhas da política nos Estados Unidos. Nas palavras de um dos responsáveis dos serviços de informação, a intenção seria de "dividir os aliados cruciais dos Estados Unidos, dando-lhes a impressão de que não poderiam mais contar com os Estados Unidos como líder mundial credível". Tendo em vista uma possível retaliação, os serviços de informação dos Estados Unidos iriam examinar de perto a riqueza pessoal de Vladimir Putin, referiu ainda a NBC, citando as suas fontes.

 

 

 

Entretanto, o Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse hoje que o seu Governo "vai tomar medidas" contra a Rússia pelos ataques informáticos ocorridos durante as eleições para a Casa Branca com o objetivo de interferir nos resultados. "Creio que não há dúvida de que se um governo estrangeiro, seja ele qual for, tenta afetar a integridade das nossas eleições, precisamos de agir", disse Obama numa entrevista à rádio pública norte-americana NPR. "E nós vamos [fazê-lo], no momento e lugar em que decidamos", acrescentou o Presidente norte-americano.

 

Responsáveis dos serviços de informação dos Estados Unidos acreditam que o Presidente russo, Vladimir Putin, está pessoalmente envolvido no caso da pirataria informática que marcou as eleições Presidenciais dos Estados Unidos de 08 de novembro. A rede de televisão NBC divulgou que o envolvimento de Putin teria sido motivado por um desejo de vingança contra Hillary Clinton, candidata Presidencial pelo Partido Democrata nas eleições de 08 de novembro. O próprio Putin teria dado instruções sobre como filtrar e utilizar as mensagens roubadas ao Partido Democrata através da pirataria informática, revelou hoje a NBC, citando dois funcionários que teriam conhecimento desta informação. Os responsáveis dizem ter "um alto grau de confiança" nestas conclusões.

 

 

 

Um agente da polícia foi preso em Nova Jersey, Estados Unidos, na passada sexta-feira após ter sido descoberto pelas autoridades que ele parava frequentemente mulheres em operações Stop para assediá-las. Marquice Prather, de 37 anos, parava principalmente mulheres entre os 20 e 35 anos, pedia-lhes os números de telefone e convidava-as para sair. Prather foi apanhado após várias mulheres terem apresentado queixas pelo seu comportamento, segundo o comunicado da polícia, citado pelo Washington Post. Ao investigar o caso, os outros agentes perceberam que o número de vítimas era maior do que o esperado, visto que muitas não reportaram as propostas sexuais não desejadas. Os agentes perceberam também que Prather tinha um método: ele parava jovens mulheres ao volante em supostas operações Stop normais, durante a conversa desligava o microfone sem fios que era obrigado a usar como agente e aí começava a insinuar-se. Depois o homem de 37 anos dizia que o microfone tinha problemas. Além disso, Prather alterava o género das mulheres nos registos das operações Stop para esconder o facto de que parava um elevado número de mulheres. O agente saiu da cadeia após pagar fiança e está a ser acusado de falsificar ou alterar registos públicos. Caso seja condenado, pode enfrentar uma pena de prisão que pode chegar aos cinco anos e uma multa que pode ir até 15 mil dólares.

 

 

 

Cabo Verde

 

Está causar curiosidade de visitantes a queda de neve, que se tem registado ultimamente, no ponto mais alto do arquipélago, que é a localidade de Chã das Caldeiras, que fica no sopé do vulcão activo da ilha do Fogo. Por causa dos seus cerca de 2 mil metros de altitude, aquele povoado tem acordado coberto de uma camada branca de neve, o que está a emprestar uma beleza especial ao local mais turístico de «Djarfogo» nesta quadra festiva do Natal e fim do ano. Atendendo o clima tropical seco quente de Cabo Verde, este fenómeno natural quase único em Cabo Verde está a despertar especial interesse sobretudo por parte dos habitantes de outras localidades do Fogo, das ilhas da Brava e Santiago, bem como de turísticas que visitam Chã das Caldeiras, já muito conhecida por causa do seu famoso vinho de marcas «CHÃ e Manekon. Conforme os residentes, a queda de neve em Chã das Caldeiras ocorre normalmente entre os meses de Dezembro e Janeiro. Neste período os termómetros registam valores inferiores aos zero graus. Este fenómeno repete-se quase todos os anos, fazendo de Chã o local mais frio de Cabo Verde.

 

 

 

O Grupo Empresa de Telecomunicação e Estiva (ETE) de Portugal acaba de ganhar o concurso internacional para a privatização dos Estaleiros Navais de Cabo Verde (Cabnave) em S.Vicente. O anúncio foi feito pela própria firma no momento em que se comemora o seu 80 anos da existência. Tido como o maior player marítimo, portuário e fluvial português, o grupo anuncia, através de um comunicado, que qualifica-se em 1º lugar no concurso internacional para a privatização dos estaleiros navais na ilha de S. Vicente de Cabo Verde. Com forte aposta na internacionalização, o seu director, Luís Nagy, avança que Cabo Verde é o outro dos mercados em que o Grupo ETE está a investir fortemente.  Entretanto, o Grupo ETE está a comemorar os seus 80 Anos. Com olhos postos na sua internacionalização, já arrancou com uma nova operação na Colômbia, apostando também na operação fluvial com o fito de dar resposta aos desafios ambientais. Anuncia ainda que a operação no novo Cais de Castanheira do Ribatejo vai arrancar em 2017 e será um pólo dinamizador da economia do estuário do Tejo.

 

 

 

O Governo de Luxemburgo vai disponibilizar cerca de 4 milhões de euros à Cabo Verde para intensificar o desenvolvimento do sector de água e saneamento no país. De acordo com o Ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, o valor servirá directamente ao Fundo Sectorial de Água e Saneamento, do qual o Executivo está muito empenhado na sua estruturação. “O país conta com quatro milhões de euros disponibilizados pelo Luxemburgo para o fundo, mas necessita de muito mais. Por isso, outros recursos terão de ser mobilizados junto de outros parceiros de Cabo Verde. O Governo está muito empenhado na estruturação deste fundo, justamente para podermos definir melhor os canais de investimento e demonstrar perante os nossos parceiros que Cabo Verde já fez uma boa reforma e está bastante estruturado do ponto de vista de gestão dos recursos que são postos à sua disposição”, disse. O governante garantiu ainda que no quadro do Orçamento de Estado para 2017 está inscrito um montante de 1,5 milhões de contos para investimentos no sector de água e saneamento, nomeadamente na construção de redes, reservatórios. Tudo no sentido aumentar a disponibilidade de água nas várias ilhas do país. Entretanto, adverte o titular da pasta da Agricultura e Ambiente "que não basta apenas investir em infra-estruturas e equipamentos, mas também apostar na melhoria da governança desse sector, que necessita de uma gestão criteriosa dos recursos que são colocados à disposição do país". Estas declarações foram feitas durante à margem da apresentação do primeiro relatório anual dos Serviços de Água e Saneamento em Cabo Verde, bem como do processo de regulação da qualidade da água para o consumo humano no país.

 

 

 

O Embaixador dos Estados Unidos da América em Cabo Verde, Donald L. Heflin, inaugurou hoje,13, três projectos económicos e sociais importantes financiados pelo Governo americano no Município de São Lourenço dos Órgãos em Santiago. O diplomata fez- se acompanhar da Responsável do Fundo de Auto Ajuda do Governo Americano em Washington, Sra. Tawanna Davidson e por uma equipa de funcionários da Embaixada dos EUA. Conforme a Embaixada, Donald L. Heflin e sua comitiva inauguram três projectos financiados no âmbito do Programa de Auto Ajuda, tendo alguns dos quais arrancado na gestão da anterior Câmara do ex-Edil Victor Baessa.  Um deles é a Cantina Escolar de Liceu Luciano Garcia, que foi equipada para o efeito. O destaque vai, no entanto, para o projecto Hidropónico em Fundura . Trata-se de uma actividade geradora de rendimento, que via beneficiar pelo menos 30 mulheres chefes de família. Foi executado através da Associação FEDER-Órgãos. O pacote dos EUA beneficiou ainda o Centro de Capacitação e Formação Profissional dos Órgãos, com o financiamento da formação profissional para vários jovens locais. Antes de se deslocar para S. Lourenço dos Órgãos, ao embaixador norte-americano também inaugura ainda um Jardim Infantil na localidade de Achada Grande Trás (no edifício Casa Para Todos). Foi financiado pela Embaixada dos EUA e executado através da Liga Nazarena de Solidariedade.  A Embaixada dos EUA disponibiliza anualmente aproximadamente 12 milhões de escudos para apoiar as comunidades mais carentes, sobretudo através de execução de projectos relacionados com actividades que beneficiam crianças, jovens e mulheres, pessoas portadoras de deficiência, dos mais vulneráveis.

 

 

 

A Embaixada da China doou um montante de 500 mil escudos em géneros alimentícios às aldeias SOS de Cabo Verde, para ajudar os mais necessitados a passar um Natal mais alegre. O ato aconteceu na aldeia de Ribeirão Chiqueiro de São Dominados de Santiago. Conforme a mesma instituição, esta doação, que é importante para ajudar na alimentação dos que procuram a Aldeia SOS, resulta de uma cooperação que vem de longa data com a Embaixada da China. A fundação faz questão de salientar que têm sido frequente os apoios concedidos, dos quais destacou o financiamento de uma cisterna em processo de construção que vai permitir melhorar a dieta alimentar dos utentes através da produção hortícola local. Isto sem contar com o propósito de incutir nas crianças novos valores ligados ao cultivo da terra e de reduzir o custo do consumo de água da rede Pública.

 

 

 

O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, que concluiu a sua primeira visita oficial a Santo Antão, elogiou a resposta rápida da União Europeia (EU) ao disponibilizar, na totalidade, os recursos financeiros para fazer face aos estragos causados pelas cheias de Setembro na ilha. Segundo Ulisses Correia e Silva, os recursos necessários para recuperar os estragos causados pelas cheias de Setembro na ilha das Montanhas, já estão mobilizados através de uma contribuição da EU, no valor de 7 milhões de euros, ou seja 770 mil contos cabo-verdianos. Os concursos para execução das obras já estão a ser lançados e vão iniciar a partir de Janeiro 2017. “Essas obras, para além de resolver os problemas criados por essas cheias, vão também gerar empregos e dinamizar a economia santantonense. As verbas já avaliadas até 30 mil contos vão ser adjudicadas a empresas locais, como forma de dinamizar o sector da construção civil, na ilha. Por seu turno, o embaixador da “EU”, José Manuel Pinto Teixeira, que acompanhou o Primeiro- disse que os recursos disponibilizados pelo organismo que representa chegaram no momento certo, porque vão permitir repor a normalidade nas infra-estruturas e produção agrícola, que estão a afectar a vida das pessoas em Santo Antão.

 

 

 

Desentendimentos em estado de embriaguez poderá estar na origem da tragédia de ontem,Domingo, em que Carlin da Cruz Ramos, 22 anos, matou o próprio pai, Manuel Simão Ramos, 51 anos, na zona de Lombo de Cruz do Vale da Garça da Ribeira Grande, Santo Antão. O suspeito está já em prisão preventiva. Conforme apurou o A Semanaonline, desentendimentos entre o estado de embriaguez entre os dois poderão estar na origem dessa tragédia de Garça de Cima. É que tanto o falecido como o filho consomem bebidas alcoólicas e são oriundos de uma família problemática. A titulo de exemplo, citam o caso de um irmão de Manuel Simão Ramos que faleceu, em tempos, alegadamente por envenenamento por mãos criminosas de pessoas próximas à mesma família.