Deprecated: iconv_set_encoding(): Use of iconv.internal_encoding is deprecated in /home/radionha/public_html/libraries/joomla/string/string.php on line 28

Deprecated: iconv_set_encoding(): Use of iconv.input_encoding is deprecated in /home/radionha/public_html/libraries/joomla/string/string.php on line 29

Deprecated: iconv_set_encoding(): Use of iconv.output_encoding is deprecated in /home/radionha/public_html/libraries/joomla/string/string.php on line 30
Noticias de 9 de Dezembro
Print

Noticias de 9 de Dezembro

Written by Adalberto Teixeira. Posted in Noticias

 

Estados Unidos

 

A revista Time escolheu Donald Trump como "Pessoa do Ano". O republicano é apresentado como o "presidente dos Estados Divididos da América". "É uma grande honra, significa muito", disse o presidente eleito dos EUA ao programa Today, da NBC, logo após o anúncio. "Todos os anos escolhemos a Pessoa do Ano, que é o indivíduo que teve maior influência nos acontecimentos, para o bem ou para o mal. É difícil argumentar que tenha havido alguém que tenha tido maior influência do que Donald Trump nos acontecimentos deste ano", disse Nancy Gibbs, diretora da Time, num vídeo que acompanha o anúncio."Existe uma discussão profunda sobre se a sua influência foi para o melhor ou para o pior e esse é o desafio que ele enfrenta", referiu. "O país saiu destas eleições mais dividido, publicamente, do que sempre, do que qualquer ciclo eleitoral que a maioria de nós pode lembrar", acrescentou.

 

 

O Presidente eleito dos Estados Unidos da América, Donald Trump, disse na quinta-feira que quando tomar posse, a 20 de janeiro, a China começará a "respeitar as regras do jogo". "A China é responsável por quase metade do nosso défice comercial e a China não é uma economia de mercado, eles não respeitam as regras do jogo e chegou a hora de o começarem a fazer. Têm de o fazer", disse Trump em Des Moines, Iowa, num comício. Segundo Trump, a China tem "uma dívida massiva em propriedade intelectual", "impõe impostos injustos" às empresas norte-americanas, "não ajuda com a Coreia do Norte como deveria" e também não respeita as regras do jogo quando desvaloriza a sua moeda e faz 'dumping' (venda de produtos abaixo do preço de custo) ou concorrência desleal. "Fora isto, [os chineses] têm sido maravilhosos", ironizou. Trump surgiu neste comício, com que celebrou a sua eleição há um mês, ao lado do governador do estado do Iowa, Terry Branstad, que na quarta-feira escolheu para ser o próximo embaixador dos Estados Unidos na China.  Branstad considera o Presidente da China, Xi Jinping, um "velho amigo".  As relações entre Trump e Pequim começaram mal, depois de o Presidente eleito dos EUA ter falado por telefone com a Presidente de Taiwán, Tsai Ing-wen, naquele que foi o primeiro contacto de alto nível entre Washigton e Taipe desde 1979.  A China pediu explicações à Casa Branca e a Administração do ainda Presidente Barack Obama acabou por lembrar que o único Governo chinês que Washington reconhece é o de Pequim.

 

 

 

Dora Linda Nishihara tinha 69 anos e era adjunta no gabinete da xerife de Bexar County, no estado norte-americano do Texas. Morreu no domingo, quando o carro que conduzia caiu inadvertidamente num gigantesco buraco aberto na estrada, alegadamente devido à rutura de um cano de esgoto que passava nas proximidades.  O automóvel da agente, que estava fora de serviço e se encontrava, nos últimos tempos, a trabalhar como oficial de justiça, acabou por ser recuperado apenas na segunda-feira: quando se precipitou para dentro da cratera - com cerca de três metros e meio de profundidade - o veículo ficou virado ao contrário e imediatamente submerso.  Outras duas pessoas ficaram feridas depois de o automóvel em que seguiam ter caído na mesma cratera. Salvaram-se devido à rápida intervenção de um outro condutor, que assistiu à queda, numa altura em que o carro da agente Nishihara já estava submerso.

 

 

 

Um sismo de magnitude 6,5 na escala de Richter atingiu hoje a costa da Califórnia, nos Estados Unidos da América, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), citado pela agência Efe. Até ao momento não há informação de que o sismo tenha provocado vítimas ou danos materiais. O USGS, que monitoriza a atividade sísmica mundial, refere que o abalo ocorreu às 9 horas da manhã, tendo o seu hipocentro a 12,1 quilómetros de profundidade e o seu epicentro a 160 quilómetros a oeste da localidade costeira de Ferndale.

 

 

 

Cabo Verde

 

O ex- inspector da Polícia Judiciária, Alino Vieira, condenado a 20 anos de prisão pelo envolvimento no roubo de 189 quilos de cocaína dos cofres da PJ, vai ficar isolado dos outros presos da Cadeia Central da Praia, durante o primeiro mês de reclusão. Fontes do A Semana relatam ainda que Vieira também não receberá visitas nem familiares e nem amigos e estará sob vigilância permanente.  Alino Vieira está na Cadeia de São Martinho desde 22 de Novembro, quando foi extraditado para Cabo Verde pelas autoridades francesas, sob escolta de inspectores da polícia científica cabo-verdiana. Isso depois da França ter indeferido todos os recursos em que o ex-membro da equipa de inspectores da PJ contestava o pedido de extradição feito pelas autoridades judiciárias cabo-verdianas.  Cabe agora ao ex-inspector cumprir a sentença determinada pela Justiça cabo-verdiana - 20 anos de prisão pelo envolvimento no roubo de 189 quilos de cocaína do cofre das antigas instalações da PJ na Achada de Santo António, em 2008.  Por sua vez, o taxista António Teixeira, considerado pela Justiça como o homem-de-mão de Alino Vieira, - julgado e condenado a 18 anos de prisão no mesmo processo -, continua a cumprir a pena em liberdade condicional. Segundo as fontes deste jornal, Teixeira trabalha fora da cadeia e regressa apenas para dormir nesse estabelecimento prisional.

 

Alino Vieira é tido como o “cabeça” no roubo da cocaína que ocorreu nas instalações da PJ na Praia, em 2008. Nessa altura, as investigações recaíram sobre mais três suspeitos, além de Alino. Após o julgamento, realizado em Novembro de 2010, apenas o Alino e o taxista António Teixeira foram condenados a 20 e 18 anos de prisão respectivamente. Os outros dois suspeitos ficaram ilibados, por insuficiência de provas, depois de terem passado dezasseis meses na cadeia de S. Martinho, em regime de prisão preventiva.  Inconformado com a sentença, Alino Vieira interpôs recurso para o STJ e, ao saber que a condenação tinha sido confirmada por esta instância superior, fugiu de Cabo Verde em Janeiro de 2011. Nessa altura, ela estava em liberdade provisória, após interpor recurso no STJ. Segundo as nossas fontes, aproveitou essa oportunidade para fugir por vias aéreas. Mas a 20 de Setembro de 2012 foi capturado em França, numa operação que envolveu as autoridades policiais portuguesas, francesas e norte-americanas. Informada da prisão de Alino, a Procuradoria-Geral da República solicitou a sua extradição, que foi aceite pela França. Só que Alino interpôs vários recursos para fazer demorar o processo, o que acabariam por ser indeferidos. Agora, sob a custódia da justiça cabo-verdiana, Alino está finalmente extraditado para Cabo Verde e cumpre agora a pena pela qual foi confirmada pelo Supremo Tribunal da Justiça.

 

 

 

O ministro da Administração Interna efectuou a sua primeira visita à região Fogo e Brava para contactos com estruturas do seu Ministério e com as Câmaras municipais dos quatro concelhos. Paulo Rocha visitou o Comando Regional do Fogo da Polícia Nacional, seguido do acto de entrega de uma viatura de protecção civil à Câmara Municipal de São Filipe. O carro de protecção civil que servirá a ilha do Fogo, foi entregue à edilidade de São Filipe que neste momento não dispõe de uma viatura de combate a incêndio em estado operacional. Em situações de incêndios as pessoas têm solicitado apoio à empresa de Aeroportos e Segurança Aérea (ASA).  Ainda em São Filipe, Paulo Rocha, que se fez acompanhar por directores de vários departamentos sob a sua tutela, visitou o destacamento de Guarda Fiscal e Polícia Marítima.    O titular da pasta da Administração Interna esteve na ilha Brava, onde visitou o centro municipal de operações de emergência de protecção civil, o destacamento da policia fiscal e marítima em Furna e a Esquadra da Policia local. Reuniu-se também com o presidente da Câmara Municipal, Orlando Balla.  No município de Santa Catarina, inaugurou o Gabinete Regional de Operações de Protecção Civil Fogo e Brava, instalado no edifício da Câmara, visitou a esquadra policial e  Achada Furna onde teve um coloquio com alguns dos deslocados de Chã das Caldeiras. A concluir o conjunto de visitas, deslocou-se a Mosteiros para visitar a esquadra policial e o destacamento da polícia fiscal, seguido de uma deslocação a Chã das Caldeiras, com passagem por vários povoados da ilha. O périplo concluiu nos Mosteiros com visitas esquadra policial e o destacamento da polícia fiscal, seguido de uma deslocação a Chã das Caldeiras, com passagem por vários povoados da ilha.

 

 

 

A Polícia Nacional está a ter “mão dura” contra quem circula com viaturas do Estado sem credencial e fora do horário normal de serviço, incluindo fins de semana e feriados. De 5 de Setembro, data em que a medida foi implementada, até 13 de Novembro, vinte viaturas foram já apreendidas por falta de credencial, a maioria na cidade da Praia. O director-nacional da PN fala de “mais rigor” no controlo das “chapas amarelas”.  O Estado está a fechar o cerco àqueles que usam carros com chapa amarela. Do total de 324 viaturas fiscalizadas pela Politica Nacional, 58 foram estavam em situação irregular, estando 20 sem credencial. Outros 30 veículos automóveis não cumpriam os procedimentos do código de estrada no que tange a inspecção, documentos e impostos. Quinze foram autuadas com coimas entre 5 a 10 mil escudos, entre os quais três que pertencem a instituições.  O director-nacional da PN explica que há coimas que foram aplicadas directamente ao condutor. Só na Praia foram 30 casos, sendo 14 por falta de credencial e cinco por falta de outros documentos. Em 11 casos, além de aplicar coimas, foram apreendidas as viaturas.

 

 

 

Um corpo foi encontrado esta segunda-feira, 05, na praia mar António Afonso, a norte do Concelho de São Filipe. O cadáver foi identificado como sendo de Carlos Alberto Monteiro Rosa, 53 anos. Carlos era director de Planeamento e Informática da TACV.Ao que conseguimos apurar junto de fonte da Polícia Nacional, o corpo de Carlos, foi encontrado por volta das sete horas, já sem vida, após ter desaparecido na tarde de ontem, domingo, na praia de Salinas.  Ele era natural da localidade de Curral Grande, ilha do Fogo. O cadáver foi removido pelas autoridades para ser autopsiado. Só depois da autópsia, a Delegacia de Saúde de São Filipe poderá desvendar as causas da morte deste indivíduo.

 


Sob a consignação da Viking, lda a cidade de Mindelo recebeu no dia 10 de Novembro o maior navio cruzeiro que alguma vez aportou aos Portos de Cabo Verde, o MV MEINSCHIFF 5, com 300,00 metros de comprimento. No dia 17 deste mesmo mês, a cidade voltou a receber mais dois navios cruzeiros no mesmo dia . O M/S MSC Orquestra e o M/S Braemar . Tanto a Viking lda como a cidade de Mindelo e o Porto Grande estiveram nesses dias focados nas operações necessárias para atender, servir e vender aos 5.787,00 passageiros mais 2.258 tripulantes num total de 8.045 turistas, os produtos e os servicos da ilha. A.A.B. – Shipping Agência Viking, lda fundada em 1993, por Valdemiro Ferreira ´´Vlu´, é a pioneira e a maior impulsionadora desde então do turismo de cruzeiros na sua verdadeira essência para os portos de Cabo Verde. A Viking, lda foi a primeira cruise agent a ser formada em Cabo Verde, a demanda da Carnival P&O-UK, com o objectivo de garantir e oferecer Full Port Side and Full Shore Side Services a esse tipo de navios, consolidando assim e dando a Mindelo o perfil de cruise destination na sua verdadeira essência. Com a inclusão de Mindelo nos itinerários dos navios da maior companhia de cruzeiros da época, a P&O, a cidade e a ilha e Cabo Verde saltaram para o spot light dos itinerários dos cruzeiros transatlânticos, e seguiram-se escalas das outras grandes companhias, nomeadamente a Costa Cruises, a Princess Cruises, A Aida Cruises, a Royal Caribbean Cruises, a Cunard , etc, que acabaram por atrair também as outras pequenas companhias, que ainda nao frequentavam Mindelo e Praia, em tal ritmo de crescimento que em 2003 ja todas as companhias de cruise haviam feito os seus navios escalar os nossos portos. Com a expansão do cais numero 1 da Praia para mais 400 metros, com as constantes campanhas de promoção dos portos, dos serviços e dos valores turisticos das nossas ilhas pelas agencias da área, nomeadamente a Viking,lda, a maior parte dos navios passaram também a frequentar o Porto da Praia multiplicando de forma relevante o número de escalas anuais.