Deprecated: iconv_set_encoding(): Use of iconv.internal_encoding is deprecated in /home/radionha/public_html/libraries/joomla/string/string.php on line 28

Deprecated: iconv_set_encoding(): Use of iconv.input_encoding is deprecated in /home/radionha/public_html/libraries/joomla/string/string.php on line 29

Deprecated: iconv_set_encoding(): Use of iconv.output_encoding is deprecated in /home/radionha/public_html/libraries/joomla/string/string.php on line 30
Noticias de 2 de Dezembro
Print

Noticias de 2 de Dezembro

Written by Adalberto Teixeira. Posted in Noticias

 

Estados Unidos

 

Na segunda feira, a polícia identificou o suspeito do ataque que feriu pelo menos nove pessoas na universidade do estado de Ohio e que acabou por ser atingido mortalmente. Trata-se de um jovem de 18 anos, natural da Somália, que conduziu um automóvel contra um grupo de pessoas que circulava no passeio e saiu depois do carro para as atacar com uma faca de talhante.  Uma das vítimas está internada em estado grave. "Os ferimentos das vítimas incluem cortes, ferimentos causados por um veículo automóvel e outros que ainda estão a ser avaliados", disse à CNN fonte dos serviços de segurança.  As autoridades não quiseram inicialmente revelar o nome do suspeito, que residia na área onde ocorreu o ataque e tinha autorização para permanecer nos EUA. O automóvel que utilizou estava registado em nome de um familiar, adianta a CNN. Porém, a imprensa internacional revela que o jovem era Abdul Razak Ali Artan e que estaria no país na condição de refugiado. Estudava no campus de Columbus, da universidade de Ohio, e terá chegado aos EUA com a família em 2007.

 

 

 

 

O Presidente eleito norte-americano, Donald Trump, escolheu o congressista republicano Tom Price, um reconhecido crítico do plano de reforma do sistema de saúde de Barack Obama (Obamacare), para liderar o Departamento de Saúde e Serviços Humanos.  A escolha deste republicano da Georgia para secretário da Saúde (o equivalente ao ministro da Saúde português) foi divulgada hoje e recebeu imediatamente as críticas do lado democrata. Caso seja confirmado pelo Senado,  Tom Price irá desempenhar um papel central nos esforços republicanos para revogar e substituir a atual lei do sistema de saúde, uma das grandes bandeiras da administração democrata de Barack Obama. Entre as suas primeiras medidas como Presidente, Trump prometeu avançar com uma revisão da atual lei do sistema de saúde, mas tem sido muito vago sobre as possíveis alterações. O Presidente eleito afirmou que é favorável manter os termos que permitem aos jovens estar abrangidos pelo seguro de saúde dos pais e que impedem que as companhias de seguros neguem a cobertura a pessoas com condições pré-existentes. O congressista Tom Price, de 62 anos, é um cirurgião ortopédico que presidiu o comité de Orçamento da Câmara dos Representantes (câmara baixa do Congresso) durante os últimos dois anos.

 

O presidente-eleito tambem anunciou na quinta-feira que vai nomear o general na reserva James Mattis para dirigir o Departamento da Defesa. Antigo general de infantaria da Marinha, Mattis foi chefe do Comando Central das Forças Armadas dos Estados Unidos da América entre 2010 e 2013, com responsabilidade sobre as tropas numa grande área que inclui o Médio Oriente. Antes disso, entre outras funções, foi comandante das primeiras forças de infantaria da Marinha que invadiram o Afeganistão em 2001 e da primeira divisão da infantaria da Marinha durante a incursão no Iraque em 2003.

 

Trump ainda anunciou que vai deixar totalmente os seus negócios para se concentrar em liderar o país, devendo explicar o plano numa conferência de imprensa com a família a 15 de dezembro, em Nova Iorque. O anúncio foi feito através do Twitter, sem Trump dar mais pormenores sobre como isso vai acontecer.

 

 

 

A decoração da Casa Branca para a época natalícia deste ano, a última de Barack Obama como presidente dos Estados Unidos, é gigante. O tamanho de bolas, bonecos de neve e todo o tipo de enfeites tomaram conta das várias salas e dos corredores, não deixando ninguém indiferente. A preparação foi feita ao longo dos últimos seis meses por uma equipa de designers. A apresentação foi feita por Michelle Obama, esta terça-feira. 70 mil peças transformaram a moradia oficial do chefe de estado norte-americano num verdadeiro "país das maravilhas", descreveu a primeira-dama, agradecendo aos "voluntários que vieram de 33 estados, de Washington e de Porto Rico", para ajudar à montagem das decorações. A joia da coroa é a árvore de Natal, com quase seis metros de altura, que chegou à Casa Branca de carroça, como manda a tradição, e que obrigou a que fossem retirados todos os candelabros para ser colocada na Sala Azul.

 

 

 

O assaltante que na manhã de quarta feira se barricou dentro do Community First Credit Union em Jacksonville, Florida, foi detido e os onze reféns libertados.  A tentativa de assalto foi confirmada pela polícia às 9.45 locais. A equipa SWAT da polícia de Jacksonville e os negociadores de reféns foram para o local, que terminou cerca das 11.00 locais (16.00 em Lisboa) com a libertação dos reféns. "O suspeito que tentou assaltar o banco foi detido dentro do edifício", declarou a porta-voz da polícia de Jacksonville, Melissa Bujeda, citada pelo canal News4JAX.

 

 

 

Cabo Verde:

 

Praia - O ministro da Defesa de Portugal, José Alberto Azeredo Lopes, visita Cabo Verde nos dias 02 a 03 de Dezembro, para participar na segunda reunião deste ano do Grupo G7 dos Amigos do Golfo da Guiné e para contactos com as autoridades cabo-verdianas.A reunião do grupo, que é presidida por Portugal, junta na cidade a Praia técnicos de alto nível dos países membros para fazer o ponto de situação sobre a segurança na sub-região africana. A cerimónia vai decorrer a bordo do navio português Almirante Gago Coutinho. No sábado, realizou-se um encontro de trabalho entre delegações dos ministérios da Defesa de Cabo Verde e de Portugal. O Grupo G7 de Amigos do Golfo da Guiné visa a cooperação para assegurar a estabilidade, a segurança marítima e a liberdade de navegação nesta sub-região africana, assolada pela pirataria marítima. O grupo G7 de Amigos do Golfo da Guiné é composto pela Alemanha, Canadá, Estados Unidos, Itália, Japão, Reino Unido, França, Bélgica, Brasil (observador), Coreia do Sul, Dinamarca, Espanha, Noruega, Países Baixos, Portugal, Suíça, União Europeia, escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime e Interpol.

 

 

 

O Primeiro-Ministro, Ulisses Correia e Silva, fez hoje,01, o anúncio da transferência de gestão das Casas do Programa Casa para Todos para as Autarquias, isto enquadrado na politica do Governo em fortalecer parcerias com os municípios.  “As casas de Classe A do Programa Casa para Todos serão transferidas para os municípios em condições a regulamentar, nomeadamente no que se refere à propriedade, à cobrança das rendas resolúveis e à gestão e afectação do parque habitacional da classe A ainda não alienado”, anunciou Ulisses Correia e Silva.  Com esta medida governamental, os municípios vão passar a fazer a gestão das casas de Classe A, efectivando as cobranças daquilo que são os contratos e decidindo sobre a aplicação a dar às casas. A transferência deverá acontecer no início do próximo ano.

 

 

 

A Polícia de São Miguel (Santiago) acaba de recuperar um conjunto de bens roubados numa casa em Achada Pisara, avaliados em 250 contos. Da lista constam peças de roupa, objectos electrónicos e bebidas alcoólicas. A PN também confiscou 30 mil escudos.  Os produtos agora recuperados pela Polícia de São Miguel foram alegadamente roubados por um jovem de 23 anos, de nome Manducho, na casa de um emigrante em Achada Pizara, onde conseguiu entrar com recurso a uma chave-mestra.  Os produtos que o jovem levou da casa foram vendidos em bares na Calheta e também na Praia. Conforme a fonte da Polícia, o visado confessou o crime, mas não foi preso por se se tratar de um caso fora de flagrante delito.

 

 

 

O deportado dos EUA, de nome Alex, que é suspeito de ser o autor de um homicídio registado no bairro Achada Eugénio Lima, Praia, entregou-se à Polícia e foi apresentado ao Tribunal esta quarta-feira. Conforme fonte policial, Alex entregou-se na Esquadra de Investigação e Combate à Criminalidade (EICC), no bairro de Achada Santo António. Alex esteve  foragido desde domingo quando, por volta das 20 horas, segundo a Polícia Nacional, ele e a vítima tiveram um desentendimento na casa dele, no bairro de Achada Eugénio Lima. O golpe de punhal desferido por Alex nas costas de Carlos “Cálu” Sanches foi fatal. Calú morreu no local do crime.

 

 

 

Boa Vista - Onze anos depois da inauguração do primeiro empreendimento hoteleiro em Cabo Verde, o grupo RIU anuncia a construção de um quinto hotel no pais, na ilha da Boa Vista, a partir já do próximo ano, orçado em 80 milhões de euros. Além disso, investiu cerca de 37 milhões de euros na remodelação dos seus resorts na ilha do Sal. Com esta investida o grupo quer provar que veio para ficar porque acredita em Cabo Verde como destino turístico.  A estabilidade governativa, as condições climáticas favoráveis e a morabeza do povo cabo-verdiano são os três factores que ditaram a aposta do grupo RIU no mercado turístico de Cabo Verde. A afirmação é de Yeray Zurita, director do Riu Palace Cabo Verde.  A reforma do Riu Palace Cabo Verde e do Club Hotel Riu Funaná, na ilha do Sal, obrigaram o grupo a um esforço financeiro de 37 mil euros, o equivalente a quatro mil milhões de escudos. No inicio desta semana, a comunicação social cabo-verdiana foram convidados a testemunhar in loco as inovações. Mais bares, restaurantes gourmet construidos de raiz, mais infraestruturas de lazer, piscinas climatizadas, ampliação do espaço infantil, um spa completamente renovado que inclui banhos turcos, serviço de massagens, jacuzzi, todos criados para atrair um público mais selecto e exigente.

 

 

 

Sal - Um esgoto corre a céu aberto a escassos metros do Complexo Educacional de Santa Maria, na ilha do Sal. O caso constitui um verdadeiro atentado à saúde pública, já que, além de conviver com o mau cheiro, os cerca de 900 alunos do referido estabelecimento, os residentes da área e turistas correm sérios riscos de contrair doenças. Mas por enquanto queixam-se apenas de dores de cabeça, dizem que por conta do odor insuportável.  É de um longo cano, que emerge do chão, que jorra a água turva e mal cheirosa que está a incomodar os habitantes de S. Maria. À superfície forma uma lagoa a poucos metros do Complexo Educacional de Santa Maria e que exala um forte odor devido à de dejectos humanos, lixo e outros materiais nocivos.  Sobretudo entre 12h00 e 13h00 – horário de saída e entrada de alunos do ensino básico e secundário, o mau cheiro muitas vezes invade as salas de aulas. “Tem sido insuportável leccionar com esse cheiro e os alunos reclamam”, diz um professor.  Há também vários relatos de pais, que dizem que por conta desse mau cheiro que invade a escola, os filhos estão sentir fortes dores de cabeça. “Como pode uma criança vai aprender nestas condições? A minha filha sente dores de cabeça intensas desde que entrou naquela escola. Pensamos que era um problema de vista, mas levamo-la a uma consulta e não é isso, pelo que acreditamos que é por causa do mau cheiro desse esgoto”, afirma Renata de Almeida.

 

 

 

Santo Antão - Dois turistas de nacionalidade francesa, de 57 e 66 anos, morreram afogados no mar na tarde de segunda-feira última, 28, na praia de Aranhas, localizada entre as zonas de Formiguinhas e Cruzinha do Vale da Garça da Ribeira Grande, Santo Antão. Segundo o Comandante da Esquadra da Policia Nacional (PN) do Concelho, Cipriano Bandeira, as duas vítimas faziam parte de um grupo de 14 turistas franceses, que faziam o percurso de Cruzinha para a Cidade da Ponta do Sol. Um deles resolveu tomar banho, foi arrastado por uma corrente marítima. O Guia do Grupo (também um francês), foi tentar salvá-lo e morreu. Contactados por esse diário digital, alguns moradores das zonas circundantes da praia de Aranhas disseram estar consternados com essas duas mortes, porque nessa época passam diariamente dezenas de turistas nas suas localidades. Na sua maioria de nacionalidade europeia, fazendo o percurso de Cruzinha para a Cidade da Ponta do Sol e vice-versa.  “Apelamos a quem de direito, para informar aos Guias Turísticos, em particular, os de nacionalidade estrangeira, que nessa época que vai de Outubro a Março, o mar é revoltoso nesse litoral da zona Norte da ilha das Montanhas. Por isso, não devem permitir que eles tomem banho de mar nem nas poucas praias existentes nem noutras localidades”, apelam esses moradores.  Recorda-se que o percurso a pé de Ponta do Sol para Cruzinha e vive-versa, é um dos mais preferidos dos turistas que visitam anualmente os Concelhos da Zona Norte da ilha de Santo Antão (Paul e Ribeira Grande). Tudo, segundo eles, devido á beleza da sua realidade física e a morabeza das gentes residentes nas zonas de Fontainhas, Corvo, Formiguinhas e Cruzinha e Chã de Igreja.

 

 

 

Brava - Os casos de furto e roubo às residências aumentaram na Brava, perturbando assim a tranquilidade que caracteriza a ilha das flores. Em comparação com ano anterior, registou-se um aumento de 10 casos de furto e 16 de roubos às residências. A informação foi avançada ao A Semana pelo Comandante Regional da Policia Nacional (PN) Fogo e Brava, Roberto Costa Fernandes. Dados que deixam a Polícia Nacional e os bravenses bastante apreensivos. A PN garante, no entanto, que já tomou medidas para recuperar os produtos furtados e punir os prevaricadores, agindo em conformidade com a lei.  Três meliantes que participaram nos últimos casos de furtos às residências nas localidades de João Da Noly, Lém e Santana, foram detidos e encaminhados ao Ministério Público. A um dos gatunos foi aplicado prisão preventiva, encontrando-se neste momento na Cadeia Civil de São Filipe. Os outros dois envolvidos nos crimes referidos aguardam o julgamento em liberdade. A Polícia Nacional afirma que o alvo dos meliantes são equipamentos electrónicos como telemóveis, discos externos, máquinas fotográficas e computadores portáteis. “Essas casas são geralmente no interior da cidade e os ladrões aproveitam-se do descuido dos moradores para entrar nas residências, sobretudo nas horas em que os donos estão na labuta do dia-a-dia”, afirma o Comandate Regional da PN.

 

 

 

Fogo - Quase 300 turistas de cruzeiros, desembarcaram na manhã desta sexta-feira, 02, na ilha do Fogo. Os turistas visitaram a cidade dos sobrados, salinas e o ponto turístico Chã das Caldeiras, uma “tour” organizada pelas agências: A Ventura e Qualitur. Segundo dados da delegação marítima da ilha, dos 298 turistas a bordo mais de 90 por cento visitam a ilha turística do Fogo que tem o vulcão activo como seu ex-líbris. “Hamburg” é nome do navio de cruzeiro. Há três anos, o mesmo navio havia estado na ilha do Fogo. O navio parte esta tarde do Porto Vale dos Cavaleiros com destino à ilha de Santiago. Trata-se de uma embarcação de dimensões médias, possui 144 metros de comprimento e foi construído há mais de 15 anos.  O “Hamburg” ficou ancorado na baía do porto de Vale dos Cavaleiros e, à semelhança das outras viagens e de outros cruzeiros que aportam a ilha, o desembarque e embarque dos turistas faz-se através de pequenas embarcações do próprio navio. Apesar da sua idade e das suas dimensões, o ‘Hamburg’ é um navio que oferece inúmeras comodidades e conforto aos seus passageiros como, por exemplo, piscinas, teatro, galeria comercial, vários restaurantes e bares, casino, biblioteca, discoteca, ente outros.

 

 

 

Outras notícias

 

O Ministro da Cultura e Indústrias Criativas, Abraão Vicente, representa Cabo Ver nas cerimónias fúnebres do líder histórico cubano Fidel Castro. As cerimónias de homenagem tiveram início na segunda-feira, 28, e no dia 4 de Dezembro (domingo) terá lugar a cerimónia para o enterro das cinzas no cemitério Santa Ifigenia, em Santiago de Cuba. O Ex-Presidente de Cuba, Fidel Castro, morreu no sábado (26) aos 90 anos, na capital, Havana, tendo-se destacado como figura política de relevo, que se distinguiu como líder carismático da revolução cubana e um ícone marcante da história contemporânea.  Na reacção à morte de Fidel Castro, as principais autoridades de Cabo Verde lembraram a figura "carismática" e "controversa" e o apoio de Cuba à luta de libertação do país do poder colonial português e sua afirmação como Estado independente.

 

 

 

Um avião com 81 pessoas a bordo, da equipa de futebol brasileira do Chapecoense, despenhou-se esta terça-feira na Colômbia. O acidente causou a morte a 75 pessoas e apenas sete foram resgatadas com vida - um dos jogadores que sobreviveu ao embate, no entanto, terá acabado por morrer no hospital, segundo os jornais locais. A autoridade aeronáutica civil disse, em comunicado, que sobreviveram três jogadores, Alan Ruschel os guarda-redes Jackson Follmann, Marcos Danilo Padilha. Este último, no entanto, mais conhecido como Danilo, acabou por morrer no hospital. Um segundo comunicado substitui o nome de Danilo pelo do jogador Hélio Hermito Zampier Neto, mais conhecido como Neto, que foi mais tarde encontrado com vida. Está em estado considerado muito grave. Além dos jogadores sobreviveram dois tripulantes, a assistente de bordo Ximena Suárez e o técnico Erwin Tumiri, e ainda o jornalista Rafael Hensel.